sábado, 25 de fevereiro de 2017

FAKE NEWS E CONSPIRAÇÕES: AS 5 MENTIRAS MAIS COMPARTILHADAS NA INTERNET SOBRE CINEMA CLÁSSICO



1.      Carmen Miranda era careca
Esse boato surgiu porque a diva brasileira quase nunca aparecia sem seus famosos chapéus de frutas, que eram sua marca registrada. Na verdade, ela tinha cabelo, sim, e era muito bonito! Vejam este vídeo de uma entrevista da Carmen para um repórter inglês. Ele pergunta a ela se é verdade que ela é careca. Carmen mostra o cabelão lindo e, com seu bom humor característico, explica que o público sempre a vê usando seus chapéus de baiana porque ela “ganha dinheiro com bananas”. Duplo sentido com elegância!




2.      Marilyn Monroe tinha próteses de silicone
Absurdo! A primeira prótese de silicone foi criada em 1961, e só testada em humanos no ano seguinte. Quem vê as fotos de Marilyn sabe que, desde os tempos em que ela ainda tinha cabelos cor de mel e se chamava Norma Jean, sempre teve um corpo cheio de curvas. A cirurgia que ela realmente fez foi uma plástica no nariz, o que nada tem a ver com silicone.




3.      Marilyn Monroe utilizava produtos para clarear a pele
Outro boato sobre Marilyn, e sobre outras atrizes da Old School, como Ava Gardner e Rita Hayworth, é que elas teriam utilizado cremes clareadores para ficar branquinhas. Papo furado. Na época existiram alguns produtos picaretas que prometiam o clareamento da pele (olha o anúncio aí embaixo), pois o ideal de beleza daqueles tempos era a mulher bem branquinha, quase pálida. Mas não era esse o caso das divas de Hollywood – elas ficaram com a cútis mais clara do que a que tinham no início da carreira porque foram proibidas pelos seus empresários de tomar sol. Ou seja, por razões profissionais, elas não podiam se expor aos raios solares. Só isso.




4.      Walt Disney foi congelado depois de morto
O povo gosta mesmo de uma teoria da conspiração, não é? Ainda mais quando se trata de uma figura tão odiada pelos intelectuais quanto Walt Disney (sinto um cheirinho de inveja aí...). O corpo do mestre dos desenhos animados foi cremado no dia 17 de dezembro de 1966, e as cinzas se encontram em um cemitério da Califórnia. A lenda de que o cadáver de Walt foi congelado foi criada por um grupo de animadores com um senso de humor meio esquisito, e é mencionada em pelo menos duas biografias do cartunista: “Disney’s World”, de Robert Mosley, e a sensacionalista “Walt Disney, o Príncipe Sombrio de Hollywood”, de Marc Elliot. Há várias versões desse boato, e a mais conhecida delas é que Walt teria pedido que seu corpo fosse armazenado dentro da própria Disneylândia em uma espécie de freezer para servir de objeto de estudo para cientistas que pesquisavam a cura para o câncer. A própria filha de Disney, Diane, desmentiu a palhaçada toda.




5.      Elvis Presley está vivo e escondido por aí
Eu sei que muita gente (incluindo eu mesma) gostaria que Elvis estivesse vivo, mas essa conversa, muito divulgada por aí, de que o Rei do Rock and Roll teria forjado a própria morte para escapar do assédio dos fãs, e hoje seria um respeitável senhor idoso que já teria sido visto em vários lugares, inclusive de cadeira de rodas, é mera ficção. Desde o falecimento do cantor, em 16 de agosto de 1977 em sua própria mansão, chamada Graceland,  todos os tipos de delírios já foram produzidos pela imaginação dos fãs; há desde gente que afirma ter visto o fantasma de Elvis na porta de Graceland até um parente do artista dizendo que quem estava no caixão era, na verdade, um sósia. Como a autópsia de Elvis Presley foi mantida em segredo (ninguém sabe o motivo), um monte de maluquices sobre uma possível morte forjada do Rei do Rock passaram a assolar a imprensa. Nos anos 80 e 90, um grupo chamado Sightings Society (http://elvissightingsociety.org/) chegou ao cúmulo de oferecer uma recompensa para quem revelasse o paradeiro de Elvis. Surgiram algumas figuras na mídia que foram apontadas como a “identidade secreta” do cantor, mas nada de concreto até hoje.




          Este é o motivo de este blog sempre procurar diversas fontes e citar todas sempre que escreve e publica uma postagem – a Internet está repleta de mentiras e histórias falsas que viralizam e, mesmo tendo se tornado populares, não servem como base para uma matéria de qualidade. Nada que a gente vê na Web pode ser considerado 100% confiável; portanto, cuidado!





FONTES


Nenhum comentário:

Postar um comentário