segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

DESENHOS PARA MATAR SAUDADES

Certas coisas mereciam ser relançadas em DVD, mas saíram só em VHS. A série "Cartoons For Big Kids", lançada em 1989, é uma coletânea de desenhos animados das décadas de 1930 e 1940 com humor maliciosamente sexy, típico da Era das Pin-Ups. Os personagens a maioria do pessoal da minha geração vai reconhecer: tem Pernalonga, Patolino, Gaguinho, o eterno Lobo Maluco (aquele que vivia perseguindo uma atriz por quem ele era apaixonado e dava cadeiradas na cabeça quando ela aparecia no palco), e um monte de figuras que, em tempos pré-politicamente corretos, a gente podia apreciar sem frescura na TV aberta. Na trilha sonora, jazz, jazz e mais jazz. Pena ser narrado pelo Leonard Maltin, um cara de quem eu não sou tão fã. Pra matar saudades de Tex Avery, Walter Lantz, Mel Blanc e outros gênios que acrescentaram muito mais para as nossas vidas do que os desenhos limpinhos, certinhos de hoje.  





O melhor de tudo: os desenhos apresentados aqui são os originais, criados pelo genial cartunista Tex Avery, e não aquele remake horroroso chamado "O Mundo Louco de Tex Avery" feito em 1997. Sou contra remakes de desenhos clássicos, pois em geral não chegam aos pés dos originais. Vejam o remake do Pica-Pau que a TV Record exibe, por exemplo. Aqueles desenhos foram produzidos em 1999 por uma equipe que tinha zero de intimidade com a obra de Walter Lantz.

Aqui, um dos desenhos da série. Contra-indicado para a turma dos politicamente corretos, mas ainda assim (ou por isso mesmo) uma obra de arte.







Vale lembrar que naquele tempo os desenhos animados não eram todos feitos para crianças. Eles eram exibidos nos cinemas antes dos filmes. Aqueles eram tempos pré-televisão, afinal.

Para o pessoal mais novo que ficou curioso e NÃO ficou chocado, quero recomendar um documentário muito legal em português, feito por brasileiros, sobre Tex Avery e sua obra. Vai lá:






Nenhum comentário:

Postar um comentário