Publicidade estrelada
por celebridades é uma coisa bem menos moderna do que se pensa. Já na década de
1920, empresas patrocinavam filmes em troca de anúncios de seus produtos. A
foto de um ator (principalmente uma atriz) em pose considerada glamourosa, mais os dizeres “Fulano(a) de Tal, em breve no filme X,
lançado pelos Estúdios Tal”, era o estilo de anúncio mais comum de se ver
em outdoors e revistas da época. E já funcionava magicamente: toda mulher
queria ser como uma estrela do cinema, e todo homem gostaria de conquistar uma dessas estrelas – e,
claro, de ser igual ao seu ator preferido. Às vezes, nem foto de artista era
necessária. Bastava escrever em letras garrafais que os famosos de Hollywood
usavam o tal produto, e o estouro de vendas era garantido.
Certas marcas
eram figurinhas carimbadas neste tipo de patrocínio e, portanto, de anúncio: o
sabonete Lux (os mais velhos vão se
lembrar da frase “O sabonete das estrelas”), o refrigerante Royal Crown Cola (“Melhor que a marca
líder!”), a grife de beleza Max Factor
(que possui até museu em Los Angeles dedicado ao tema) e, claro, as marcas de
cigarros, como Camel e Chesterfield (infelizmente, foram os
filmes e séries de Hollywood e, aqui no Brasil, as novelas, que ajudaram a
popularizar esta desgraça chamada tabagismo).
É óbvio que,
com o passar do tempo, esse gênero de publicidade foi se sofisticando, evoluindo, mas nunca,
jamais deixou de ser eficaz. Quem nunca comprou um produto anunciado pelo seu
ídolo, que atire a primeira pedra! E já faz tempo que eu tinha vontade de falar
sobre isso. Neste post, fiz uma seleção de anúncios
antigos maravilhosos e inacreditáveis dos anos 1920 aos anos 1970 – todos estrelados
por celebridades do cinema e/ou da música. Pausa para os comerciais, por favor:
Anos 1920
Olha este anúncio de 1929 da Max Factor: a garota-propaganda era a atriz Anita Page, que estrelava o recém-lançado filme "Melodia da Broadway" (A primeira versão)
Ícone fashion até hoje, a estrela Louise Brooks anunciando uma nova linha de trajes de banho - ousadinha para a época.
Anos 1930
Consegue imaginar Marlene Dietrich em um anúncio de Lux? Pois é, ela fez!
Astros e estrelas de Hollywood ficam hospedados no nosso hotel - temos até a listinha de todos os artistas que adoram nosso luxo, conforto e hospitalidade...
Carole Lombard, a namoradinha das telas, encanta os homens não porque é linda e classuda, mas porque usa os produtos Max Factor!
Claudette Colbert, no auge do sucesso, anunciando cigarros da famosa marca Lucky Strike.
Anos 1940
Lux
de novo! Desta vez tendo como garota-propaganda a estrela dos filmes noir, Veronica Lake.
Este
anúncio é simplesmente cômico! O maior cantor de todos os tempos, Frank Sinatra, fazendo cara de safado e
dizendo "Gosta do seu prazer GRANDE?" Calma aí! Ele está apenas
fazendo uma propaganda dos cigarros Chesterfield. Hilário assim mesmo.
A então pin-up girl Lucille Ball foi a musa do lançamento
do novo batom da Max Factor, com cores para loiras, morenas, castanhas e ruivas (o cabelo "acaju Santo Antônio" da Lucille combinava com o tom Blue Red, o do meio).
O clássico musical "Bonita Como Nunca"
foi patrocinado pelos cigarros Chesterfield e estrelado pela genial dupla Fred Astaire e Rita Hayworth, que em troca posou para a publicidade da marca.
Ela
tinha as pernas mais invejadas da sua época. E aqui, Betty Grable garante que usando o creme da marca Lustre, seus
cabelos ficarão invejáveis também!
Lindo, Glenn Ford posava para as propagandas da Chesterfield. Nem assim,
eu seria convencida a fumar!
Um
anúncio da Max Factor trazendo a fantástica Judy Garland (a eterna Dorothy do filme “O Mágico de Oz” e prometendo
para esta temporada “Um arco-íris de
cores” (numa referência ao hit Over
The Rainbow).
Outro homem lindo anunciando
cigarro: Tyrone Power. Também para a Chesterfield.
É o cúmulo da ironia! Joan Crawford anunciando a marca de
refrigerantes Royal Cola, na época
em que ela nem sonhava que iria se casar com o dono da Pepsi...
"Quando você não
encontra palavras... Encontre um chocolate Sampler!" Serve de presente
para tudo: aniversários, casamentos, e até amigo no hospital! Sim, é saudável!
Quem tá dizendo é o Humphrey Bogart!
Anos 1950
O cowboy John Wayne afirmando que os cigarros
Camel não irritam a sua garganta. Faça o teste durante 30 dias e você verá!
Surpresa! Então garota-propaganda dos cosméticos
Clairol, a jovem Norma Jean ainda não tinha virado Marilyn Monroe, mas já era
linda, linda, linda!
Olha ela agora já famosa, anunciando uma loção
de beleza. O nome do produto é curioso: New-U (que traduzido é “Nova Você”).
Ava Gardner também foi estrela de propagandas.
Aqui, a eterna Condessa Descalça aconselha a amiga leitora a usar produtos Lustre.
O futuro presidente dos EUA,
Ronald Reagan, em seus tempos de astro B. “Compre o pacote especial de Natal
Chesterfield”, diz ele. Certo, Excelência!
Rainha dos filmes de nado
sincronizado (veja matéria sobre Busby Berkeley:
(http://poltrona-r.blogspot.com.br/2016/03/busby-berkeley-o-mestre-dos-pin-up.html), Esther Williams foi escolhida pela marca Woodbury para apresentar sua linha de maquiagem só para morenas. Escolha certa!
(http://poltrona-r.blogspot.com.br/2016/03/busby-berkeley-o-mestre-dos-pin-up.html), Esther Williams foi escolhida pela marca Woodbury para apresentar sua linha de maquiagem só para morenas. Escolha certa!
Ela de novo, veja! Lucille
Ball, já consolidada na carreira de humorista, encheu os bolsos de grana de
tudo quanto é jeito! Só para anúncios estrelados por ela eu teria de fazer uma
matéria especial. Esta é das sandalinhas fashion Summerettes.
Astros de filmes de cowboy
fumavam dentro e fora das telas. E Gary Cooper não era exceção. Outro superstar
posando para a Chesterfield.
Quando a gente acha que não
tem mais anúncio curioso para publicar nesta página, encontra este: a diva Rita
Hayworth anunciando um produto que eu jamais associaria a ela: caramelos! No
caso, da marca Brach’s.
Ela não podia faltar! Elizabeth Taylor, linda,
fazendo propaganda dos batons Max Factor. Aliás, adorei a blusa e o brinco!
Anos 60
Se preparem, agora vem as
coisas mais divertidas... Doris Day promovendo o creme que “Não resseca o
cabelo, só embeleza!”. Era da marca Lustre também.
Branquela como a maioria dos
astros de sua época, Janet Leigh diz aqui que usa Coppertone para ficar bronzeada
mais rápido. Será que alguém acreditava que a estrela de “Psicose” conseguia
mesmo pegar uma cor sem ficar vermelha?
Da série “Coisas-que-a-gente-vê-na-Internet-e-precisa-compartilhar”:
sabiam que já existiu um batom do Elvis Presley? Sim! O produto foi lançado no
auge do sucesso do cantor, com os slogans “Tenha-me sempre nos seus lábios!” "Excitantemente vivo". Nem
preciso dizer quem era o garoto-propaganda...
E não era só! Uma empresa
lançou, na mesma época, o Jogo de Tabuleiro do Elvis Presley. O tema do
brinquedo era o amor: as perguntas que os participantes tinham que responder
eram do tipo “Quem me ama?”, “Quando irei me casar?”, e coisas assim. Os adolescentes
do tempo da minha mãe devem ter delirado, já que, convenhamos, era uma coisa
ousadinha para a época... Acompanhava um poster grátis do eterno Rei do Rock.
E antes de jogar o jogo do
Elvis, você podia experimentar sabe o quê? O cereal matinal dos Beatles!
Invenção da Kellogg’s para faturar com o nome do maior grupo musical que já
existiu. Eram feitos de arroz, e davam de brinde o distintivo oficial do
fã-clube dos Beatles. Surpreendente para quem acha que este tipo de produto e/ou promoção só surgiu com as bandas dos anos 80 (eu, pelo menos achava, hehehe...).
Ele é escocês legítimo, e famoso por ficar melhor com o tempo. Quem
melhor para fazer anúncio de uísque do que o maravilhoso Sean Connery?
Anos 70
Dona do cabelo-símbolo de
uma época, a pantera Farrah Fawcett
está dizendo que "Cabelos lindos não acontecem por acaso, eles começam se você
utilizar Wella Balsam”. (Eu lembro desse xampu!)
Outro ícone dos anos 1970, o
grupo sueco Abba teve como patrocinadora de uma de suas turnês a empresa de
eletrodomésticos National, "Levemente à frente do seu tempo". E, claro, fizeram o comercial da marca!
Vejam este anúncio da vodca
Smirnoff estrelado por Woody Allen e
uma pilha de canecas.
Falando em bebida, a já
veterana Bette Davis posa para a
propaganda da Jim Beam de cigarro em
punho. Duvido que este anúncio seria publicado hoje!
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