terça-feira, 17 de maio de 2016

DVD – OS SAPATINHOS VERMELHOS

The Red Shoes

Ano de produção: 1948
Direção: Michael Powell & Emeric Pressburger
Elenco: Moira Shearer, Anton Wallbrook, Marius Goring.
Duração: 123 minutos
Colorido
Gravadora: New Line






Este segundo DVD escolhido para análise pelo Poltrona R é um dos filmes mais queridos do mestre Martin Scorcese, que bancou do próprio bolso a sua restauração. É um clássico do cinema inglês e influenciou inúmeros filmes, como, por exemplo, “O Cisne Negro”, o maravilhoso drama psicológico de 2011 que deu a Natalie Portman o (merecido) Oscar de Melhor Atriz. Certo, “Os Sapatinhos Vermelhos” não é tão pesado quanto “O Cisne Negro”, mas também dá o que pensar. Na Londres dos anos de 1940, o Barão Boris Lermontov (Anton Walbrook) é um homem autoritário e frio que empresaria artistas em sua renomada companhia de balé e os torna ricos e famosos, mas com uma condição – todos os que trabalham para ele não podem ter vida pessoal. É ele quem descobre o talento da ambiciosa bailarina Victoria Page (a escocesa Moira Shearer, dona de um cabelo vermelho natural de chorar de inveja) e do maestro e compositor Julian Craster (Marius Goring), e os reúne para trabalhar em uma montagem de “Os Sapatinhos Vermelhos”, balé inspirado em um conto trágico de Hans Christian Andersen. Acontece que Victoria e Julian se apaixonam. Surge então um impasse na vida da moça: dedicar-se à dança ou largar tudo e ter uma vida pessoal e formar uma família. O conto de Andersen, sobre uma bailarina que calça um par de sapatos vermelhos e dança sem parar, é uma metáfora do que Victoria enfrenta na vida real: dançar, dançar, dançar sem parar, sem pensar nas consequências, que podem ser trágicas. Quem gosta de balé vai ter uma overdose. A fotografia é belíssima e cheia de cores, bem ao estilo da Era Technicolor, não por acaso repleta de tons de vermelho e alaranjado, e às vezes nos dá a impressão de estar observando uma pintura. “Os Sapatinhos Vermelhos” marcou a estréia da atriz e bailarina Moira Shearer no cinema – sim, é ela mesma quem executa todos aqueles sofisticados números de dança. Um filme emocionante, mesmo para quem não gosta de balé.







Curiosidades
“Os Sapatinhos Vermelhos” ganhou Oscar de Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora. Foi ainda indicado para Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição.
▪ O coreógrafo australiano Robert Helpmann, que criou toda a coreografia do filme, é o ator que interpreta o bailarino principal da companhia Lermontov.
▪ O personagem Boris Lermontov foi baseado em Sergei Diaghlev, fundador do Balé da Rússia.
▪ Muito à frente do seu tempo, o clássico serviu de inspiração também para a música (e o clipe) “The Red Shoes”, da cantora Kate Bush, lançados em 1993.


EXTRAS: Fracos, para dizer o mínimo. Limitam-se a letreiros com a breve biografia do diretor e dos três atores principais. Não foi incluído sequer o trailer original do filme. Mas o Poltrona R – tcharaaammmm!!! – encontrou para você o trailer e o incluiu no seu canal. Olha o link aí abaixo! Não se esqueça de se inscrever no canal, viu?


Nenhum comentário:

Postar um comentário