quinta-feira, 29 de junho de 2017

INACREDITÁVEL! CUCA, DO “SÍTIO DO PICAPAU AMARELO”, VIRA MEME INTERNACIONAL




         Quando a gente pensa que já viu de tudo nessa vida, a Internet publica uma bizarrice destas. Lembra da Cuca, aquela vilã-crocodilo de quem você provavelmente tinha medo na infância? Ela, que era e ainda é um dos personagens mais queridos da série infantil “O Sítio do Picapau Amarelo”, da Rede Globo, virou estrela internacional e tem aparecido em um monte de memes lá fora. Ou, como brincou uma internauta, “Cuca chegou na carreira internacional antes da cantora Anitta”.


                                          



Tudo começou por acaso, quando usuários brasileiros do Twitter começaram a postar memes (principalmente GIFs) da Cuca na rede social. Sabe-se lá por que, os estrangeiros se apaixonaram pela personagem, embora não soubessem a origem dela nem o que ela significava. Alguns brasileiros tentaram explicar, em inglês, para os gringos quem era aquela bruxa, meio humana, meio crocodilo, saída da obra dos escritor Monteiro Lobato (1882-1948). A lenda popular da Cuca foi inspirada em um dragão português chamado Coca. Sua primeira aparição foi no livro “O Saci”, de 1921, onde Lobato a descrevia como “uma velha com aparência de jacaré”. Na TV, a Cuca virou um bicho curioso: um crocodilo de peruca loira, com uma personalidade debochada e vaidosa.

Engraçada a nossa Cuca sempre foi, mas desde que os twitteiros gringos ficaram vidrados nela, fãs começaram a surgir mundo afora. Há até um fanático (americano ou britânico, não sei) que chegou a montar uma coletânea de GIFs da vilã do Sítio.





O mais legal é a curiosidade dos estrangeiros sobre de onde teriam vindo tantas fotos e vídeos daquele “crocodilo de peruca”. As perguntas mais comuns de se ver na Internet são: “Alguém sabe de onde vem esta “crocodila”? Ela é muito engraçada”, e “Tenho visto muitos memes deste jacaré de peruca. Quem é ela?”. Está aí uma oportunidade excelente do Brasil divulgar mais a obra de Monteiro Lobato na gringa, e/ou da Rede Globo exibir o “Sítio do Picapau Amarelo” lá fora. Por que não? É um dos nossos melhores produtos.





Mas nem tudo é diversão. O blogueiro Perez Hilton acabou de lançar em seu site uma linha de camisetas com a estampa da Cuca e a seguinte frase: “Lemme see that Cucussy”. Além de camisetas, Perez também vende em sua página moletons e capas de celular com a mesma estampa das camisetas. Os herdeiros de Monteiro Lobato até estudam processar Perez Hilton pelo uso indevido da personagem. Sei não, mas, para mim, este cara deveria ser processado é pelo mau gosto, já que “cucussy” é palavrão (não posso dizer aqui o que significa, mas joguem no Google pra ver).





Foi um pega-pra-capar geral. Artistas e anônimos congestionaram as redes sociais protestando contra a atitude de Perez. “Você é um lixo humano, deveria desaparecer da face da Terra”, vociferou a apresentadora Ana Maria Braga. “Processa ele, Globo/Monteiro Lobato! A Cuca é nossa!”, escreveu o músico Lucas Silveira, referindo-se, claro, aos herdeiros do escritor e à emissora que exibiu o seriado durante décadas, e que ainda detém os direitos da personagem. O humorista Cid Não Salvo também desceu o sarrafo, afirmando que os brasileiros estavam furiosos com a piada. A ele, o próprio Perez Hilton respondeu: “Já estive no Brasil duas vezes. Adoro o povo e o país. Se alguém ficou chateado por causa desta camiseta, eu acho isso HILÁRIO!”. O blogueiro jura que tem os direitos sobre a personagem Cuca, e chama os produtos que vende de "merchandising oficial", mas essa história ainda não está bem esclarecida.




Não é por causa da tal “apropriação cultural” – senão, nenhum brasileiro poderia usar camiseta do Mickey. É o uso não autorizado da figura da Cuca (e, ainda por cima, para fazer uma piada de cunho sexual) que revoltou os usuários das redes sociais no Brasil. Mas ainda assim tem gente comemorando. Maria Cristina Lopes, que há 12 anos administra o Museu Monteiro Lobato, localizado em Taubaté, cidade natal do escritor, vê a cucamania com entusiasmo. "Monteiro Lobato soube trabalhar muito bem com a Cuca e a trouxe para muito próximo do folclore nacional. Ela é mais engraçada e irônica do que má e por isso o público se identifica. E agora que ela ficou internacional, a gente deve elaborar algum trabalho específico e as artesãs também devem aumentar os lucros", diz Maria Cristina.





É, gente! Depois de Carmen Miranda e Gisele Bundchen, o Brasil tem uma nova popstar internacional. A Cuca é diva. Nossa diva!!!



FONTES




Nenhum comentário:

Postar um comentário