terça-feira, 17 de novembro de 2020

A HOLLYWOOD CLÁSSICA EM VERSÃO LEGO


Ontem, fuçando no Google em busca de inspiração para o texto da semana, eu me deparei com isso. Minha reação inicial foi de espanto, mas acabei dando boas risadas. A notícia é velha, mas me impressionou tanto que eu decidi compartilhar.

Em 2018, uma artesã conhecida como Trixxbrixx (foto acima) recriou, utilizando peças de Lego, o que seria um estúdio de cinema da antiga Hollywood. Batizado de Hollywood Brictures, um trocadilho com os termos “brick” (tijolo em inglês) e “pictures” (filmes), o projeto reproduz com incrível fidelidade o que teria sido uma MGM, uma Warner, uma Columbia ou qualquer outra fábrica de sonhos da Meca do Cinema seis, sete ou até oito décadas atrás. O estúdio fictício possui sets de filmagem, sala de edição e montagem dos filmes, departamento de arte, escritório do diretor e até um depósito de objetos de cena. É de impressionar até onde a imaginação de uma cinéfila apaixonada (dessa vez estou falando dela, e não de mim) pode chegar:


Vista aérea do estúdio:


Parece um antigo casarão da Califórnia convertido em imóvel comercial e adaptado para a produção de filmes. Diversos estúdios de Hollywood, na época em que o cinema ainda era uma arte nova e recente, começaram assim. Um belo exemplo foi o Charles Chaplin Studio (https://en.wikipedia.org/wiki/Jim_Henson_Company_Lot), que hoje abriga a Jim Henson Company, fundada por Jim Henson, o criador dos Muppets (LINK).



Pátio:


Quem já viu fotos antigas de estúdios de cinema com certeza já reparou que a maioria deles possuía jardim com fonte, canteiros de flores e algumas árvores fazendo sombra para amenizar o sol californiano. Tudo numa arquitetura típica do sul dos Estados Unidos, que possui forte influência espanhola.



Departamento de Arte (Sala 1):


Walt Disney e Walter Lantz (https://poltrona-r.blogspot.com/2016/10/walt-disney-versus-walter-lantz-tinha.html) com certeza trabalhavam numa sala bem parecida com essa. Em cima da mesa vê-se o que parece ser uma sequência desenhada para algum filme de animação. Pincel, latas de tinta e um esboço de créditos de abertura de alguma superprodução nos dão a ideia de como se trabalhava antes da computação gráfica tomar conta da indústria do entretenimento: tudo feito à mão, do começo ao fim. É, dava trabalho, mesmo.



Depósito de Objetos de Cena:


É o “cômodo” mais curioso do estúdio. Nele se vê bananas de dinamite (cenográficas, é claro), uma cabeça de robô, armas de mentirinha, peruca estilo Elvis Presley e um peixe falso. Diretores, produtores e atores de “trash movies” deviam frequentar muito essa sala.



Escritório do Chefe do Estúdio:


Escrivaninha suntuosa com uma cadeira que mais parece um trono, prateleira cheia de Oscars e outros prêmios da indústria do cinema, uma estrela da calçada da fama pendurada na parede, e uma mesa de canto com bule de café, garrafa de whisky e balde de gelo. Sobre a escrivaninha há uma luminária, um envelope grande, daqueles de carta, e um livro que o chefão do estúdio provavelmente está lendo para ver se vale a pena comprar os direitos e transformar numa superprodução. Não é nada difícil imaginar um Jack Warner, um Louis B. Mayer ou um Harry Cohn sentado neste escritório, dando murros na escrivaninha e esbravejando contra algum subordinado. Dá até medo.



Departamento de Edição:


Tesoura, rolos de filme, moviolas e pedaços de fita de celuloide – tudo isso nos dá mais um motivo para admirar – ou, pelo menos, respeitar – os pioneiros do cinema. O trabalho dos caras era artesanal do começo ao fim. Nesta sala onde os filmes eram editados, vemos uma mesa de montagem, uma lata de lixo no chão para jogar os trechos filmados não aproveitáveis e até um relógio de parede marcando quinze para meio-dia. Pelo visto, estava quase na hora do almoço dos editores!



Departamento de Arte (Sala 2):


Tudo indica que esta segunda ala do departamento de arte era mais dedicada à cenografia. Há uma prancheta de desenhista, com pincel e latas de tinta sobre um gaveteiro, e o supra-sumo da viajada: uma maquete de casa sobre uma prateleira. Há também um quadro (provavelmente mera decoração) e um mapa-múndi na parede. Luminárias de mesa e no teto tornavam o ambiente mais claro e melhor para os artistas dos bastidores criarem.



Sets de Filmagem:


Tudo leva a crer que a Hollywood Brictures está produzindo um faroeste: veja os cenários das gravações. Tem um saloon e até uma cadeia! Algo curioso é que no canto direito existe uma tela pintada com um céu azul com duas nuvens e o sol, com certeza para servir de cenário, naqueles tempos remotos em que nem mesmo o Chroma Key (https://pt.wikipedia.org/wiki/Chroma_key) havia sido inventado.

 


Filmes de Brinquedo


Logicamente, vendo esse tipo de coisa, qualquer pessoa fanática por cinema e/ou por História já começa a imaginar e inventar histórias. A autora do Hollywood Bricktures não incluiu personagens na sua impressionante obra, mas em 2014, o jovem legomaníaco Morgan Spence nos deu um gostinho de como seriam certos atores clássicos em versão Lego ao recriar cenas de alguns dos filmes famosos deles usando o famoso brinquedo. Detalhe: o rapaz tinha apenas 15 anos quando elaborou as pérolas que você verá agora.


Luzes da Cidade (1931)




Aconteceu Naquela Noite (1934)




O Mágico de Oz (1939)






E O Vento Levou (1939)




Casablanca (1942)





Cantando Na Chuva (1952)




Psicose (1969)




Bonequinha de Luxo (1961)





O Poderoso Chefão (1972)






O Iluminado (1980)






Protesto Irreverente


Como se não bastasse, já fizeram até uma réplica do Oscar em Lego. Inconformado por ter sido deixado de fora da maior premiação da indústria do cinema, Phil Lord, o diretor de “Uma Aventura Lego” (filme de 2014) protestou construindo sua própria estatueta utilizando o famoso jogo de montar.




Ele fez escola. No ano seguinte, o lego-artista Nathan Sewaya confeccionou várias réplicas desse Oscar alternativo para distribuir para as celebridades durante a cerimônia de entrega do prêmio. Cada estatueta foi feita com 500 peças de Lego. E não é que o Oscar de brinquedo passou a ser mais disputado que o verdadeiro? Julianne Moore e Emma Stone que o digam!


 

FONTES

https://www.reddit.com/r/lego/comments/8dzyuk/classic_hollywood_film_studio_modular_moc_wip/

https://imgur.com/a/nmPfOf3

https://www.brothers-brick.com/2007/10/08/alex-eylar-goes-to-old-hollywood/

https://www.flickr.com/photos/8344872@N05/

https://www.dailymail.co.uk/news/article-2792721/the-hills-alive-sound-plastic-teenager-recreates-dozens-cinema-s-unforgettable-scenes-lego.html

https://www.buzzfeed.com/mikespohr/all-of-hollywood-history-in-lego-form

https://www.lamag.com/laculture/massive-lego-version-los-angeles-insanity/

https://www.ifitshipitshere.com/freestyle-lego-build-of-manhattan/

https://www.ideo-bricks.com/lego-vip-hollywood-oscar-statue/

http://g1.globo.com/pop-arte/oscar/2015/noticia/2015/01/esnobado-do-oscar-de-animacao-diretor-constroi-estatueta-de-lego.html

http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2014/02/g1-ja-viu-uma-aventura-lego-tem-bom-visual-e-mensagem-para-pais.html

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário