quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

GENTE, O ASSUNTO AGORA É SÉRIO



Criei este blog por vários motivos. O principal deles foi preencher um vazio, a necessidade que eu tinha de um tipo de coisa que eu não encontro mais na mídia brasileira: um veículo que falasse apenas sobre o cinema feito ANTES dos anos 80. Simplesmente eu não agüentava mais ver gente, na internet e fora dela, se dedicando a escrever textos sobre o cinema feito nas últimas três décadas. Tá legal, os anos 80 nos presentearam com muitos clássicos bacanas, mas para mim eles não foram nem de longe a melhor década da história da indústria cinematográfica.  Já vi pessoas arregalarem os olhos e até me agredirem porque eu expressei essa opinião. Mas como cresci vendo muitas produções de décadas anteriores (afinal, sou filha de um grande fã da Hollywood Old School, principalmente dos anos 30 e 40), eu já estava de saco cheio de procurar, sem sucesso, sites brasileiros que só abordassem o cinema feito antes de 1980. E como eu não encontrava, resolvi criar um.

Fiquei surpresa com a quantidade de leitores que conquistei em tão pouco tempo. Não sou popular nem “bem relacionada”, não estou dentro da área de Comunicação (embora tenha me formado para atuar nela), e tenho um blog que fala sobre coisas de outros tempos em um país sem memória. Ver tanta gente lendo meus textos e divulgando-os por aí apenas mostra que obras cinematográficas de qualidade, por mais antigas que sejam, permanecem no coração do público, apesar de todo o esforço da grande mídia para enterrá-las, para fazer de conta que elas nunca existiram. A propósito, eu continuo me perguntando por que cargas d’água resolveram fingir que antes de 1980 não existia cinema.

O nome do meu site, ao contrário do que os mais jovens podem pensar, não veio da inicial do meu nome, e sim de um horário em que a TV Record exibia apenas filmes “velhos” – aqueles que hoje têm mais de 40 anos certamente se lembram de ligar a televisão no canal 7 de São Paulo para assistir à sessão Poltrona R. Quem digita “Poltrona R” no Google e cai no meu blog entende a brincadeira. Aliás, é sobre isso que eu gostaria de falar com vocês agora.

Meu blog entrou no ar no dia 16 de dezembro de 2015, data que para mim é inesquecível – siiimmm, estamos há quase um ano no ar! Porém, cerca de sete meses depois, surgiu na Internet (e com um endereço quase idêntico ao meu) um outro blog também chamado Poltrona R, cujo conteúdo é exatamente o oposto do que você encontra aqui, embora também seja um blog sobre cinema. Não sei que é o autor, pois ele não mostra o rosto nem revela seu nome – mais uma diferença entre o trabalho dele e o meu. Porém, a principal diferença nem é esta.

O meu blog Poltrona R tem como princípio não divulgar nenhum tipo de material ilegal. Não apenas porque desejo evitar problemas com a justiça, mas porque eu tenho um ideal, e este ideal é fazer com que os artistas aqui citados (ou as famílias e herdeiros deles) ganhem dinheiro. É a forma que eu encontrei de retribuir a emoção e o encanto que as obras deles trouxeram para a minha vida. Sei que a maioria destas pessoas, principalmente aquelas que têm mais idade, leva uma vida difícil, e minha maneira de ajudá-las é essa. Em vez de espalhar material ilícito por aí, eu faço exatamente o oposto: mostro onde essas obras podem ser encontradas a preços acessíveis, divulgo o trabalho de quem dedica sua carreira a reviver a magia destes artistas e a preservar a memória deles, dou dicas de sites e vídeos legalmente disponíveis na Internet. Ou seja, estimulo o leitor a consumir este material e a pagar por ele. E, consequentemente, incentivo as gravadoras e editoras a relançarem produtos para o público carente destas obras – um público que, inclusive, cresce a cada dia.

Fiquei em dúvida por muito tempo se devia ou não colocar este texto no ar. Acabei me decidindo por publicá-lo. Não porque gosto de fazer intrigas (pelo contrário, eu detesto), mas porque o aparecimento deste outro site na Internet, com o mesmo nome do meu blog e proposta totalmente contrária à minha, acabou por me prejudicar seriamente, em especial na minha busca por patrocinador e por gente que queira anunciar e investir no meu trabalho.

Enfim, desejo toda a sorte do mundo ao(s) autor(es) do blog “xará” do meu. Sucesso para eles, mas Blog Poltrona R verdadeiro é este aqui. Só este Poltrona R aqui tem o meu nome, a minha cara, a minha história.


FONTE da ilustração desta matéria: http://flickrhivemind.net/User/samanthafraser/Interesting

Nenhum comentário:

Postar um comentário