sexta-feira, 7 de outubro de 2016

DIRETO DO YOU TUBE - "O Garoto", filme completo de Charles Chaplin

          Charles Chaplin define este clássico como “Um filme com um sorriso – e talvez, uma lágrima”. Eu diria que se trata de um filme com uma lágrima e, talvez, um sorriso. "O Garoto", um dos melhores filmes desse poeta do cinema, está inteiro no You Tube, para o público daqui do Brasil assistir. Com legendas em português e excelente qualidade de imagem, coisa rara em postagens no abençoado site de vídeos. 



          A origem da inspiração para este filme é controversa. Existem três hipóteses:

1) A forma como Chaplin foi afastado da mãe, Hannah, ainda criança. Ele passou parte de sua infância em um orfanato, onde foi separado também de seu irmão Sidney. Isso porque a mãe do artista não estava em condições financeiras e mentais para cuidar dos dois garotos, pois tinha sido abandonada pelo marido quando os filhos eram muito pequenos; 2) O ator e diretor estaria vivendo uma crise em seu casamento com a atriz Mildred Harris, com a qual teve um filho que morreu com três dias de vida; e 3) Antes das gravações do filme, Chaplin teria sido afastado de seu filho ilegítimo, que só veio a conhecer 18 anos depois. Essa é a tese apresentada também no espetáculo teatral “Chaplin, O Musical”, que esteve em cartaz no ano passado.

          De onde quer que Chaplin tenha tirado a ideia para esta obra-prima, trata-se de um dos seus melhores filmes – meu preferido, junto com “O Grande Ditador”. A história todo mundo deve conhecer: Carlitos adota, por acaso, um bebê que uma aspirante a atriz (a ótima Edna Purviance) havia abandonado. Impossível deixar de comentar a atuação impressionante do menino Jackie Coogan, um pequeno gênio escolhido pessoalmente pelo próprio Chaplin aos 7 anos de idade (embora aparentando bem menos). Jackie, aliás, se tornaria a partir daí um ator de sucesso, e, acredite, seria mais conhecido como o Tio Chico da versão original de “A Família Addams” na TV, nos anos 60. Sim, ele mesmo. Nem eu acreditei.

          É raro encontrar um filme que faça rir e chorar sem cair no ridículo e nem na pieguice. “O Garoto” é um deles. Mesmo assim, deixe a caixa de lencinhos ao seu lado antes de assistir - você vai precisar. Segura aí o link:




2 comentários: