domingo, 24 de julho de 2016

DVD – MEU AMIGO HARVEY

Harvey
Ano de produção: 1950
Direção: Henry Koster
Elenco: James Stewart, Josephine Hull, Victoria Horne.
Duração: 105 minutos
Preto & Branco
Gravadora: Universal


  





Imagino que este filme de 1950 seja o delírio dos psicólogos. À frente do seu tempo, “Meu Amigo Harvey” é uma comédia baseada na peça teatral homônima ganhadora do Prêmio Pulitzer – inclusive, o roteiro foi escrito por Mary Chase, a mesma autora do espetáculo, em parceria com Oscar Brodney e Myles Connolly. O bonitão James Stewart, que durante cinco anos havia estrelado a peça na Broadway, leva seu personagem para o cinema e interpreta Elwood P. Dowd, um quarentão solteiro e rico que não bate bem; além de ser chegado numa bebedeira, ele tem um amigo imaginário chamado Harvey, um coelho de 1,80 de altura (sim, é isso mesmo que você leu!). Sua irmã, Veta (Josephine Hull), mora com ele, e é mãe de Myrtle (Victoria Horne), uma jovem desesperada para desencalhar. As duas não agüentam mais os vexames causados por Elwood, e temem que a maluquice dele possa dificultar os planos de arrumar um marido para Myrtle. Após um vexame homérico dado por ele em uma festa, Myrtle e Veta decidem interná-lo. O problema é que, ao falar com os médicos no sanatório, Veta se descontrola e os doutores acabam pensando que a louca é ela. A partir daí, uma série de situações inacreditáveis começa a se desenrolar. E é impossível não simpatizarmos com Elwood, que é um sujeito simpático e bondoso, cujo único defeito, aparentemente, é sua obsessão pelo tal Harvey. Mas será que essa obsessão é realmente um defeito? É este o ponto que o filme explora, mostrando que até as pessoas normais tem um pouco de insanidade, e vice-versa. Em uma das cenas, Elwood diz: “Minha mãe me ensinou que na vida é preciso ser esperto ou gentil. Durante anos eu fui esperto. Hoje, prefiro ser gentil. Você pode citar minha frase.” Há outras sacadas divertidíssimas, como a do chapéu furado e a do dicionário (não vou dar spoiler; portanto, assistam!).
De forma bem-humorada e esperta, “Meu Amigo Harvey” leva o espectador a refletir sobre o quanto pode ser frágil o limite entre a sanidade e a loucura. Ah! Não desligue o DVD sem ter visto os créditos – há uma bela piadinha no final deles.






Curiosidades:
● Por incrível que pareça, “Meu Amigo Harvey” foi muito bem recebido por público e crítica na época de seu lançamento.
● Há uma referência a Harvey em uma cena de “Uma Cilada Para Roger Rabbit”, sucesso de 1988 carregado de referências à Velha Guarda de Hollywood. Nela, uma mosca de bar diz: “Eu consegui ver o coelho!”
●Josephine Hull faturou um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação como Vetta.
“Meu Amigo Harvey” merece o troféu de recordista de remakes. Teve nada menos que 5 outras versões, feitas nos anos de 1958, 1970, 1972, 1985 e 1996 . A primeira, de 1958, teve Elizabeth Montgomery, a estrela do seriado “A Feiticeira”, no elenco. Na terceira, de 1970, o próprio James Stewart repetiu o papel de Elwood. A de 1996 contou com a participação de Leslie Nielsen.
●Uma empresa de advocacia do Reino Unido foi batizada de Harvey em homenagem ao clássico.

EXTRAS: São dois: o primeiro é um clipe narrado por James Stewart, onde ele fala sobre os bastidores do filme e da peça que o inspirou. Conta como construiu o personagem e lembra que o papel o marcou tanto que ele chegou a sofrer bullying do público nas ruas por causa do coelhão invisível. Depoimento muito bacana, eu recomendo que você assista, principalmente se for estudante de teatro. O segundo Extra é o trailer original que passou nos cinemas, e que também vale a pena ser visto.

Embalagem: Sem nenhum luxo – nenhum mesmo, nem desenhos na parte interna do estojo. Mas bem feitinha, de qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário