quinta-feira, 20 de abril de 2017

#POLÊMICA: EXISTE SPOILER DE CLÁSSICO?



Recentemente eu estive envolvida em uma polêmica no Facebook, simplesmente por ter dito que não se deve dar spoiler de filme nenhum, mesmo quando o filme é muito famoso. Para você que ainda está se perguntando que raios essa palavra quer dizer, dar spoiler significa contar partes da história ou entregar o final de um filme ou livro para quem ainda não viu ou leu. Sabe aquele sujeito mala que senta do seu lado quando você vai ao cinema e passa o filme todo dizendo: “Tá vendo? Agora vai acontecer isso, isso e aquilo”? Ou aquele amigo que te diz: “Fui ver tal filme e adorei, pena que no final acontece tal coisa.” Sim, isso é dar spoiler. Como esse tipo de comportamento é uma das coisas que eu mais odeio no mundo, eu evito tê-lo, mesmo aqui no meu blog.



Principalmente aqui no meu blog. Escrever sobre filmes de outras épocas não significa escrever sobre coisas que todo mundo já viu, ainda mais no Brasil, onde a nossa educação é uma desgraça e onde, como eu mesma já falei aqui, não temos memória. O fato de um clássico ser um clássico não necessariamente quer dizer que a população inteira do planeta sabe (ou se lembra) da história toda e/ou de como a história termina. Eu mesma ando revendo diversas produções antigas que vi ainda criança ou adolescente na televisão, e me dei conta de que não me lembrava de como muitos deles terminavam, ou mesmo de como a trama deles se desenrolava. E como eu me recuso a escrever sobre aquilo que não lembro ou que não conheço, vou ver o filme de novo, inteiro. Isso é ótimo, uma delícia. Não apenas porque sempre fui obcecada por cinema e assisto de tudo, de todas as épocas, mas porque às vezes redescobrir um filme pode ser tão maravilhoso quanto vê-lo da primeira vez. E tirar esse prazer de outras pessoas é uma baita crueldade. Eu acho.



Por este motivo é que, ao criar meu blog, eu optei por não dar spoilers, nem dos finais e nem de partes importantes de filmes e livros. Faço isso em respeito aos meus leitores. Isso é coisa de gente estraga-prazeres. O que você acha de uma fã de cinema que escreve um blog sobre filmes (ainda que sejam filmes clássicos) estragar o prazer de outros fanáticos pela sétima arte? Ou mesmo acabar com a graça dos curiosos que jogaram o nome de alguma obra-prima do cinema no Google e caíram, por acaso, aqui no Poltrona R? Pense: vocês acham que essa pessoa, que certamente vai procurar o DVD para assisti-lo, está a fim de saber antecipadamente o final da história? Eu tenho certeza que não.



Não me importa quantas pessoas debochem de mim por causa disso, ou achem que isso é frescura, ou seja lá quais forem os motivos que elas tenham para alguém não dar spoiler de clássicos. Eu não entrego final de filme nenhum aqui. Na vida real, só faço isso se me pedirem muito. Faz parte de ajudar a criar o amor pelos clássicos a atitude de despertar – e preservar – o interesse por eles. E contar como eles terminam faz com que esse interesse diminua ou simplesmente desapareça. Aliás, este é o motivo pelo qual a audiência do meu blog vem crescendo: respeito pelo meu público.
Aqui no Poltrona R sua curiosidade é respeitada. Aqui não se dá spoiler. Pode confiar.



2 comentários:

  1. Detesto gente que conta partes da história.
    Eu nel leio quando vejo que tem spoiler.
    Adorei seu texto.
    Beijos e obrigada por postar no grupo.

    ResponderExcluir
  2. De nada, siby13. Que legal saber que você acompanha meu blog. Te respeito muito por todo o conhecimento que você tem no assunto. Deus te abençoe. Bjs

    ResponderExcluir