quinta-feira, 9 de novembro de 2017

“TEM DOIS BLOGS POLTRONA R...” Esclarecendo (ainda melhor) esta história para os meus leitores

Algumas pessoas têm me dito que estão encontrando dois blogs chamados Poltrona R na Internet. Ou que digitaram “Blog Poltrona R” no Google e o blog que elas encontraram não foi o meu. Infelizmente, existe mesmo um blog que se tornou “xará” do meu sem a minha autorização. Deixem, então, eu explicar isso melhor.

No dia 16 de dezembro de 2015, entrava no ar um sonho meu realizado: o Blog Poltrona R, só sobre filmes produzidos antes de 1980. Afinal, eu não encontrava nenhum site na Internet brasileira que falasse sobre este assunto, e os poucos que eu achava não tinham aquele estilo despretensioso, bem “conversa de bar”, que eu tanto gosto. Após meses pesquisando como se tornar blogueira, coloquei o Poltrona R no ar. Não apenas para me conectar com outras pessoas que sabem que o cinema não começou em 1980, mas também para servir como uma vitrine para os meus textos. Sou tradutora, revisora e redatora de textos, e é daí que vem o meu sustento.



Por volta de julho de 2016, apareceu na Internet um outro blog que não apenas se chamava Poltrona R, como também tinha um endereço praticamente idêntico ao meu (a única diferença era que o endereço do meu blog tem um tracinho no meio). Ironicamente, o blog “xará” fazia exatamente tudo o que o meu não faz: falar só sobre filmes feitos de 1980 em diante e, o que é pior, divulgar links para downloads ilegais. Isso sem contar que o autor do tal blog não mostrava a cara e nem mencionava o próprio nome. De cara isso me enfureceu, e eu precisei redigir um texto explicando a situação aos meus leitores (http://poltrona-r.blogspot.com.br/2016/12/gente-o-assunto-agora-e-serio.html).

Mas isso não era nem metade do que estava por vir. Por causa deste blog homônimo do meu, tive vários prejuízos; por exemplo, perdi logo de cara uma parceria com uma gravadora especializada em DVDs de filmes Old School, porque gente da empresa confundiu meu blog com o outro e pensou que eu divulgava material ilegal. Acabei também perdendo trabalhos, pois ninguém quer se ver envolvido com pessoas que violam direitos autorais de terceiros.




Tratei de reagir rápido, registrando como meu o domínio www.poltrona-r.blogspot.com.br. Vendo que não podia registrar esse domínio como dele, meu misterioso concorrente, talvez para não ser confundido com o verdadeiro Poltrona R, mudou seu endereço para poltronarfilmesonline.com. E o que eu achei hilário: passou a colocar filmes pré-1980 em seu blog, com o ano de produção deles do lado dos títulos, e copiando o estilo da fichinha das minhas resenhas de DVD. Na verdade, eu só não digo que foi hilário porque eu acho isso uma tristeza.

Sim, tristeza. Desde que meu blog entrou no ar, eu jamais divulguei qualquer tipo de material protegido por direitos autorais. As ilustrações e vídeos que eu publico são todos para fins ilustrativos – tanto é que os vídeos são todos do You Tube e as ilustrações sempre têm suas fontes citadas. E eu nunca recebi nenhum tipo de advertência de violação de direitos autorais desde que o meu blog entrou no ar.

Embora eu não exponha muito minha própria vida, jamais tive “identidade secreta”. Não apenas mostro o rosto, como assino tudo que escrevo com meu nome verdadeiro (embora haja gente que não acredite que Renata Argarate é meu nome de batismo, ele é). Meu trabalho é tão verdadeiro quanto o meu nome, e eu tenho o ideal de divulgar filmes que foram importantes para mim, pois acredito que assim mais pessoas, principalmente de gerações mais novas, possam conhecê-los. Porém, não é só isso. Faço resenhas de DVDs para incentivar o leitor a comprá-los, porque quero que as famílias dos artistas (e os poucos deles que ainda estão vivos) ganhem, pelo menos, um pouco de dinheiro. Esta é a minha maneira de retribuir, da forma como posso, o valor incalculável que a obra deles teve e ainda tem na minha vida.


Outra vez quero deixar claro que não desejo nenhum tipo de mal para os donos do “outro” Poltrona R. Apenas quero convidá-los a refletir sobre uma coisa: muitas vezes nós achamos que estamos sendo espertos, que estamos fazendo algo bacana, mas na realidade estamos prejudicando alguém. E, muitas vezes, podemos estar prejudicando a nós mesmos sem saber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário