domingo, 20 de março de 2016

DIVAS PRA RECORTAR E BRINCAR

Tendo sido moleca nos anos 80, época em que a gente só tinha vinil, fita K7, rádio e televisão (tô falando da primeira metade da década), e que o dial da TV só tinha seis canais, fui maníaca pelas chamadas “revistas de atividades”, e nas raras vezes em que meus pais não traziam alguma dessas revistas da banca pra mim, eu aporrinhava meu pai e/ou minha mãe para comprar, pois eu era viciada nelas. Quem tem a minha idade não esquece: eram revistas com figuras para colorir, ligar pontos, recortar e montar, e coisas do tipo. Entre essas atividades, havia uma que todas as meninas curtiam – as bonecas para recortar e vestir.
Para quem não sabe do que eu estou falando, porque não era nascido ou era muito criança na época, eram desenhos de bonecas (alguns horrorosos, mas a gente não ligava) e de roupinhas que a gente recortava e encaixava nelas. Bem, vamos logo ao assunto deste post. Há um tempo atrás, descobri que existem lá fora (pra variar...) um monte de álbuns com bonecas para recortar... das minhas ídolas do cinema antigo! E também algumas de atrizes antigas que eu nem curto tanto, mas que como curiosidade são igualmente fascinantes. Inclusive, este tipo de revista pode ser uma excelente porta de entrada para que uma menininha aprenda a apreciar filmes da Velha Guarda.
Se eu tivesse uma filhinha, daria um álbum destes para ela. E não vou mentir, eu teria delirado se alguém tivesse me presenteado com um deles no meu tempo de criança. Quem leu meus textos anteriores sabe que eu já era uma grande consumidora de cinema Old School. E tendo sido desde cedo uma fã das atrizes da Era das Pin-Ups, eu com certeza iria amar alguns destes álbuns. Só duvido que eu teria tido coragem de recortar algum, hehehe...

De fato, eles são tão lindos que a gente fica com dó de recortar. Selecionei umas fotos que encontrei na Internet de alguns destes álbuns – sim, porque eu infelizmente não tenho nenhum deles, portanto não entrem em contato perguntando se eu quero vender, tá? Se bem que eu vi vários que, apesar de já ser adulta, eu adoraria ter! Vejam alguns deles.


Bette Davis
Lançado em 2011, este livro foi criado pelo ilustrador (e fã) Jim Howard, cobre três períodos da carreira da atriz, e apresenta figurinos de filmes como "Jezebel", "A Rainha Tirana" e, claro, "A Malvada". 




Vivien Leigh
Os fãs de "E O Vento Levou" e "Um Bonde Chamado Desejo" vão delirar com este álbum aqui, cujo autor é um especialista no gênero, Tom Tierney. A data original do lançamento é 1º de dezembro de 1981. Traz um pequeno texto com a história da eterna Scarlett O’Hara/Blanche Dubois e 28 modelos usados pela diva em 12 filmes.




Judy Garland
A querida diva aparece em inúmeros lançamentos, entre eles um livro ilustrado da mesma série (e mesmo autor) do de Vivien Leigh, tão bem-feito quanto, que saiu em 1983, em cartelas separadas lançadas em 1994, e até em ímãs de geladeira!








Ava Gardner
Primoroso – esta é a palavra para descrever o álbum da Ava, que tem capa e contracapa absolutamente lindas, fotos da estrela no interior junto com os 26 modelitos que ela usou em seus filmes, e desenhos muito bem-feitos. A diferença: a musa de Frank Sinatra vem retratada aqui não em apenas uma boneca, mas em três! O lançamento é mais recente: fevereiro de 2015. Sinal que o público que está redescobrindo o cinema Old School vem aumentando. O que é uma boa notícia.    
                                                                        

                                                                                       



Marilyn Monroe
A maior estrela da história de Hollywood foi devidamente homenageada em várias publicações que pegaram carona em seu sucesso, como esta de 1954 (!!!), com duas bonecas. 



Mas em setembro de 1985 Tom Tierney lançou um álbum tão lindo quanto, que trazia 31 trajes de 24 filmes da loira, em 16 páginas. A riqueza de detalhes dos desenhos é de impressionar. Cores lindas, desenhos lindos, tudo lindo.





Rita Hayworth
Obviamente, a Rainha da Columbia não foi esquecida! Embora suas personagens não fossem tidas exatamente como exemplos de bom comportamento pras crianças, a minha diva preferida teve álbuns de bonecas lançados no auge de seu estouro na mídia, como este do filme “Os Amores de Carmen”, de 1948, cuja capa é mais bonita que o conteúdo. 



Houve outros também, mas meu favorito é o de autoria da ilustradora Marilyn Henry, que tem desenhos lindos e bem-feitos, dignos da eterna Gilda.





Lucille Ball
Por sempre ter tido um público infantil muito grande desde a estréia de “I Love Lucy” (ou talvez até antes disso, em seus tempos de humor stand-up no rádio), a minha outra ídola foi tema de incontáveis álbuns com bonecas de recortar. Encontrei um de 2009, inspirado em um filme dos tempos de garota pin-up de Lucille, “Dubarry Was a Lady”. Bonitinho, mas não tão trabalhado quanto o álbum “I Love Lucy Paper Dolls”, que contém textos sobre a história de cada modelito e fotos de bastidores.





Quem curtiu o seriado “Show da Lucy” no SBT nos anos 80 pode matar as saudades com este livro ilustrado publicado em 1964, que também vai fazer o deleite das meninas adeptas do estilo retrô anos 50 e 60. O álbum traz Lucille Ball e sua companheira de cena, Vivian Vance. Juntas, as “garotas” usam mais de 25 roupitchas que são a cara da época. Bolsas, chapéus e outros acessórios completam a diversão.





Carmen Miranda
Nós brasileiros homenageamos muito pouco a maior artista que já tivemos, mas Tom Tierney (sim, ele de novo!) fez isso lindamente neste livro ilustrado de 1982, que em 31 figurinos coloridíssimos e muito bem desenhados, conseguiu captar toda a alegria da nossa diva-símbolo. Há outros álbuns, criados por vários ilustradores, mas este, sem dúvida alguma, é o mais bonito, e o mais fiel ao estilo da artista. Ao olhar as figuras, vem logo aquelas músicas sensacionais dela na cabeça. Uma injeção de brasilidade, criada por um gringo.

 




Bettie Page
Siiimmm!!! A mais saidinha das divas da Velha Guarda também ganhou um álbum de bonecas de papel em sua homenagem! Biquinis, corpetes, saia de couro, trajes com estampa animal, tudo o que mostra a importância de Bettie Page como ícone fashion está lá, junto com acessórios divertidos. Sem exagero, serve até como guia para a mulherada valorizar suas curvas sem complexo nenhum. Outra curiosidade: o livro traz 14 páginas, e em cada uma delas há uma imagem de Bettie numa pose diferente, com roupas e complementos específicos para ela. Publicado em 2011, este álbum desenhado por Bruce Patrick Jones dividiu opiniões entre os adoradores de Bettie Page. Não é exatamente um produto indicado para criancinhas, rsrsrs. Mas é item obrigatório na estante de qualquer fã da artista.




Como eu já disse, encontrar estes álbuns no Brasil é praticamente impossível. Mas pra quem ficou com vontade de brincar e rir um pouco, separei esta imagem que eu encontrei aqui na Internet, de autoria da blogueira americana Cheryl Nowell, uma fã de bonecas de papel desde menina. Tem as fotos de réplicas dos trajes de Rita Hayworth em "Gilda", Elizabeth Taylor em "Gata em Teto de Zinco Quente", Vivien Leigh em "E O Vento Levou", Grace Kelly na noite do Oscar, Marilyn Monroe em "O Pecado Mora Ao Lado" e Audrey Hepburn em "Bonequinha de Luxo". Amplie a imagem, encaixe o seu rosto e o das suas amigas nas fotos e divirtam-se!









3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que legal!! Adorei a matéria, eu e minhas irmãs tínhamos, e u era fascinada, adorava por as roupas e ir fazendo as combinações rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Nós nessa época nos divertíamos com tão pouco!
      Bjs

      Excluir