segunda-feira, 7 de março de 2016

POR QUE I LOVE LUCY NÃO DEU CERTO NO SBT – UMA ANÁLISE LÚCIDA

Quando o SBT anunciou que iria exibir o seriado I Love Lucy, eu fiquei feliz e triste ao mesmo tempo. Feliz porque sou fã de Lucille Ball desde moleca, e porque essa geração mais nova que está aí, exposta a tanto lixo, ia ter a chance de conhecer o trabalho desta grande atriz e diretora. E triste porque eu já previa o preconceito do público contra uma série que, além de antiga, era em preto e branco.
Realmente, eu estava certa. I Love Lucy não durou duas semanas no horário em que foi exibida (1 hora da tarde), e logo foi parar nas madrugadas do SBT, horário tradicional para quem no Brasil curte cinema Old School. Eu tenho algumas explicações para este, digamos, fenômeno.





Primeiro, I Love Lucy era o seriado certo sendo exibido no horário errado. Havia, sim, gente que queria assistir I Love Lucy, mas este público não está em casa à uma da tarde – é um público de gente com mais de 40 anos, que só tem tempo de ver TV a partir das 8 da noite, horário em que o SBT está exibindo sua maior mina de ouro: as novelas infantis e as mexicanas e argentinas (acho ridículo se referir às novelas importadas do México e da Argentina como “novelas latinas”. E o Brasil, não é latino também? Novela da Globo é o quê? Polonesa? Sueca?).



Segundo, para que I Love Lucy fosse exibida, o SBT tirou do ar vários seriados de grande audiência no horário, que, aliás, são seriados que têm fãs xiitas (com todo respeito, é claro!). Logo no primeiro dia de exibição do clássico de Lucille Ball, as redes sociais foram inundadas por uma enxurrada de críticas negativas feitas por gente que nem sequer se deu ao trabalho de ligar a TV naquele horário para assistir à “nova” série, mas desligou a TV em protesto (!!!) e ficou xingando a emissora na Internet. Não que eu ache que esses seriados deviam ter saído do ar – pelo contrário! Tirá-los da grade, aliás, foi outro erro. Principalmente (e exatamente) porque eles têm fãs muito fiéis e, portanto, são fontes de lucro e audiência.




Terceiro, e o mais importante na minha humilde opinião: o público brasileiro de hoje tem um grande preconceito contra filmes em preto e branco. Eu diria que o preconceito é contra filmes antigos em geral, mas se eles forem em preto e branco, o preconceito triplica. E a culpa é da própria televisão nacional, que tirou da sua grade qualquer filme feito antes de 2000. Existe a exceção da TV Cultura, mas a audiência infelizmente é muito pequena. No Brasil, um filme de um ano atrás é considerado “velho”. Imagine uma série que tem 50, 60 anos.  
A primeira chamada da série também foi um erro, na minha opinião: “a comédia que os americanos deram boas risadas!”. E DAÍ que os americanos deram risada?!! Não significa que os brasileiros vão dar risada também!!! Esse negócio de “se é americano, é legal” pra mim é coisa da década de 80. Não sou uma burra antiamericana (sim, porque pra mim antiamericanismo é burrice), mas acho que esse tipo de coisa já era.





Agora vou contar para vocês como eu conheci o trabalho da grande Lucille Ball. Por incrível que pareça, foi através do SBT mesmo. Logo que a emissora do Silvio Santos entrou no ar, um dos destaques da grade era o seriado Show da Lucy, que Lucille fez após o fim de I Love Lucy, quando ela virou diretora e mudou totalmente o seu estilo (aí a história é muito comprida e eu precisaria de outro post para contá-la pra vocês). A série, maravilhosa também, era exibida em horário nobre (oito e meia da noite!!!), enquanto a Globo passava suas novelas. Na época meus pais (graças a Deus!) ainda não me deixavam ver novela, e minha mãe, que era fã da Lucille Ball, colocava no seriado pra assistir. Resultado: virei fã da Lucy. Aliás, Lucille Ball foi a primeira atriz cujo trabalho eu me lembro de ter admirado na vida. Sua expressão facial, vocal e corporal, seu talento como dançarina e cantora, e sua capacidade de fazer em cena o que quer que o roteiro exigisse, chegando até mesmo a improvisar, me encantaram. E me encantam até hoje.
Anos depois, revendo alguns episódios legendados do Show da Lucy (nunca gostei da tradução), fiquei de boca aberta com o dom que Lucille tinha para imitar vozes e sotaques (coisa que eu sempre valorizei, até porque minha brincadeira favorita na infância era teatrinho). Eu também amava quando ela e a colega de cena, Vivian Vance, se disfarçavam e interpretavam, irreconhecíveis, outros personagens – sim, é “outros” mesmo, porque tinha homem, mulher e até animal. E convenciam!




Há anos eu ouço gente da minha idade comentando que adoraria rever Show da Lucy. Já li dezenas de comentários de fãs dizendo que o SBT devia voltar a exibir essa série. Aliás, na minha opinião, o SBT devia ter exibido primeiro o Show da Lucy, e depois, se desse certo, colocar I Love Lucy no ar. Por um motivo muito simples: Show da Lucy era a cores.
A coisa teria tido mais chance de dar certo dessa forma. Às vezes a gente ganha um presente e, por ignorância, não o aproveita e joga fora. Foi o que aconteceu com as pessoas que tiveram preconceito contra I Love Lucy. No caso delas, eu diria que elas jogaram esse presentão fora sem sequer ter aberto o pacote. Acho triste esse tipo de coisa. E mais triste ainda foram os jornalistas que ridicularizaram o fato de uma série antiga em preto e branco estar sendo exibida em pleno século 21. Boa parte desses jornalistas e (de)formadores de opinião é gente jovem que nunca tinha visto um único episódio de I Love Lucy. Gente que acha que o mundo começou em 1980.




Isso é realmente uma tristeza, porque contribui para o emburrecimento do nosso público, que vai se tornando mero “seguidor de tendências” e desenvolvendo preconceitos idiotas. Para conseguir saborear a experiência de ver um filme de outra época, é preciso que você jogue todos os seus preconceitos na lata do lixo. Preconceitos de época, de estética, de estilo, de tudo. Aí depende de como você encara o cinema, do que cinema significa pra você. Se para você cinema é apenas uma diversão momentânea e/ou uma maneira de estar por dentro da moda, pode esquecer. Mas se para você cinema é uma experiência, seja bem-vindo ao Poltrona R. Esse blog aqui foi feito para você. Mi casa, su casa.

24 comentários:

  1. Excelente, excelente. Vc resumiu tudo que senti qdo soube que o sbt passaria I Love Lucy, estava na cara que o grande público rejeitaria a série por pura falta de estratégia da emissora. Como vc disse, foi um presente valioso não aberto.
    Ah, amei vc pontuar que novela brasileira tb é novela latina.
    Parabéns pelo texto inteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário, Ana Paula! Em breve vou criar o canal do Poltrona R no You Tube, onde vou postar alguns vídeos completos que só coloquei em trechos aqui no blog. Fiquei muito feliz com o seu comentário, que também foi um presente. :) Bjs

      Excluir
    2. E quanto a dizer que as novelas brasileiras também são latinas, eu apenas disse o óbvio... Bjs :)

      Excluir
  2. Muito bom teu blog, devidamente favoritado. E grande ideia de um canal no Youtube, espero ansiosa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mil vezes obrigada! Por favor, divulgue se você curtiu! Abçs e bjs :)

      Excluir
    2. Aliás, olha aqui o link do canal! Bjs
      https://www.youtube.com/channel/UCFWndzcqFgJNZGFAfmMICug/playlists

      Excluir
  3. É isso aí! queremos e precisamos ter mais minisséries interessantes sem as baixarias que tem por aí e tirar O I Love Lucy do ar foi um equívoco. Desde o início tb. achei que não ia dar certo por conta de erros de programação. Aliás, quem será que faz estas "Programações"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Executivos de publicidade, Cristina. Infelizmente. Gente que não está nem aí para o fato de estar formando e influenciando pessoas. :( Obrigada por comentar!Sendo a lucymaníaca que você é, eu já estava estranhando você não aparecer. :) Bjs

      Excluir
  4. Parabéns, Rê, não só pelo conhecimento que você mostra saber sobre o assunto (cinema), mas acima de tudo pela forma à qual você escreve seus textos. Você tem o dom da expressão pela escrita! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Que legal ouvir isso de um cara que é um artista tão talentoso! Abçs e sucesso sempre!

      Excluir
  5. comentei com amigos, por época do anuncio da exibição, que o horário não era adequado e que a garotada não ia se dar ao trabalho de assistir por ser em Preto e Branco.Triste,quem perde somos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Orlando! Legal você ter falado isso, porque o pessoal do SBT devia ter pensado nesse detalhe. "I Love Lucy" é uma série maravilhosa, mas mesmo assim não conseguiu quebrar o preconceito da molecada contra P&B. Isso é coisa que só a educação vai fazer. E educação neste país... Bem, você sabe. Abçs e bjs! :)

      Excluir
  6. Olá Renata,
    Adorei o texto, nem cheguei a assistir essa série mas fiquei curioso quando ví no #BlocoX do @Omeleteve https://www.youtube.com/watch?v=XMvh54JeNR0

    Mas o #SBT é assim mesmo, logo eles voltam com a série em outro horário. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure no You Tube, que tem alguns trechos em português. Em inglês tem episódios inteiros, e em espanhol tem alguns (se ainda não tiraram). Abçs

      Excluir
  7. Muito obrigada pelos comentários, Victor! Abçs :)

    ResponderExcluir
  8. Oi Renata. Pois é, o horário era muito ruim mesmo. Eu mesma não conseguia assistir de tarde e muito menos de madrugada.
    Acho que I Love Lucy é uma excelente série e se existem estas séries que os jovens e nós mesmos asssistimos hoje tudo começou com I Love Lucy,The Lucy Show (Show de Lucy, Lucille Ball e Desi Arnaz. O formato de séries de comédia permanecem os mesmos e ainda com episódios e ideias atuais. Azar de quem perde a oportunidade de assistir séries e filmes clássicos. Prefiro chamar assim do que de velhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário, Marina! Que bom saber que você também pensa assim. :) Abçs e bjs

      Excluir
  9. Renata, gostei muito do seu texto. Quando passava a tarde no SBT, nem sempre eu conseguia assistir, pois ou eu estava trabalhando ou não transmitia na minha cidade. De madrugada, muito ruim também, ainda mais porque eles cortavam partes dos episódios e só transmitiam os episódios da primeira temporada, sem falar, é claro, da dublagem ruim. Tenho menos de 30 anos, mas sou fã de I Love Lucy, da Lucille Ball e de todo o trabalho dela que, para mim, é fascinante. Que talento, meu Deus! Descobri I Love Lucy quando ainda era exibida na TV Cultura. A partir daí, passei a amar. Descobri The Lucy Show, Here's Lucy. Na minha casa, só eu gosto e me divirto muito com a Lucy, de rir até doer a barriga, mas tive grande contribuição dos meus pais em gostar das produções em preto e branco, começando por Chaplin, O Gordo e o Magro, Os Três Patetas. Lamento que, a geração atual não saiba apreciar a cultura, mesmo que seja mais "antiga"(detesto esse termo, mas enfim), mas muito atual(Temos muito que aprender com as outras épocas, tanto com o cinema, literatura). Espero algum dia, contribuir para que isso mude, pois precisamos de pessoas mais abertas a novos conhecimentos, independente do ano que tal filme, seriado tenha sido produzido. E se acabe o preconceito.
    Indico a página no facebook: I Love Lucy-Brasil que, assim como eu,quem é fã de I Love Lucy e queira continuar assistindo no conforto de sua casa. E o melhor, é original e com legenda para quem não sabe inglês.
    Abraço e obrigada pelas palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu quem agradeço as SUAS palavras, Marina! :) Que bacana saber que você gostou do texto. Realmente, uma coisa que precisa acabar aqui no Brasil é esse preconceito contra filmes antigos, principalmente em preto e branco. Não sou contra a modernidade, o que eu sou contra é 1) A tecnologia não estar na mão de verdadeiros artistas; 2) O uso da tecnologia como forma de mascarar a falta de talento e a mediocridade; e 3) O cinema ter virado um mero recurso para vender produtinhos inúteis, com filmes, desenhos e séries sendo desenvolvidos por publicitários e não por artistas. Quanto à página da Lucille no Face, eu já estou lá! É você a dona? Gosto muito. Bjs

      Excluir
    2. Não sou a dona, mas de uma amiga minha. Concordo totalmente com você sobre os 3 pontos mencionados.
      Beijos

      Excluir
  10. eu amava essa serie por culpa dessa gerte nova geraçaõ funkeiro deixamos de vem essa seie maravinhosa

    ResponderExcluir
  11. eu amava essa serie por culpa dessa gerte nova geraçaõ funkeiro deixamos de vem essa seie maravinhosa

    ResponderExcluir
  12. primeira temporada do sbt para quem quiser baixa


    http://hcarlassare.blogspot.com/2015/06/download-i-love-lucy-primeira-temporada.html

    ResponderExcluir