terça-feira, 3 de janeiro de 2017

DIRETO DO YOU TUBE - Com o Pateta no volante, "perigo constante" é pouco!

             Em 1950, o mestre Walt Disney fez o curta-metragem animado "Pateta No Trânsito", que deveria ser obrigatório para todos os que querem tirar carta de motorista. O desenho mostra como um sujeito legal, simpático e bondoso se transforma num verdadeiro ogro psicopata quando está dirigindo um carro. (Aliás, o carro que ele dirige é um Lincoln-Zephyr https://pt.wikipedia.org/wiki/Lincoln_Zephyr conversível, amarelinho; mas isso é conversa para outra matéria). A proposta da animação, inspirada livremente na obra "O Médico e o Monstro", de Robert Louis Stevenson, é mostrar como dirigir com segurança mostrando como não dirigir com segurança. Sacou? Olha que funciona, porque esse desenho (que, infelizmente, não envelheceu nem um pouco) tem, há mais de 65 anos, conscientizado muita gente quanto à violência no trânsito. E consegue provocar reflexão usando de ironia e bom humor. Quando eu digo que obras de qualidade são atemporais, é a esse tipo de coisa que eu me refiro.




                O motivo de eu postar este desenho aqui é a quantidade de pessoas que, nessa época de férias, festas e excessos, bebem e vão dirigir, tiram racha, correm demais, envolvem-se em brigas no trânsito, etc, etc. Confesso que foi um belo puxão de orelha em mim, que fico irritada nos congestionamentos. Para pensar: você também é um monstro-motorista?

            Com certeza você já deve ter visto este pequeno clássico da Disney na escola ou na televisão quando era criança. Reveja agora (dublado em português!) e relembre:




4 comentários:

  1. Bem interessante Renata!!Assisti esse filminho do Pateta e realmente me fez refletir que devo dominar o meu lado Sr.Walker!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei Renata! Parabéns. Não poderia ser mais apropriado para esses dias que estamos vivendo e com a tolerância zero da maioria das pessoas.

    ResponderExcluir