segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

DIRETO DO YOU TUBE - "Os Três Ratos Cegos", clássico de muitas infâncias que continua atual



Coroas da minha idade para cima, vocês com certeza se lembram de algumas obras-primas do desenho animado que a televisão da nossa época exibia a rodo. O espantoso é rever esses clássicos mais de três décadas depois e descobrir que eles não envelheceram nadinha. Entre essas pérolas atemporais disponíveis no You Tube para os nostálgicos, achei “Os Três Ratos Cegos”. Sabe de que ano? 1935! Meus pais viram no cinema, eu vi no SBT nas manhãs de sábado, logo que o canal entrou no ar. E a geração de hoje precisa ver – principalmente nestes tempos em que a programação do cinema, da televisão e até dos video games exalta a bandidagem, a desonestidade e o tal do “levar vantagem em tudo” – exalta aquilo que no meu tempo nós fomos ensinados a não praticar!

É uma das recordações mais bacanas da minha infância. Se não me engano, eu tinha também o livro que inspirou o desenho (que é de onde saíram as figuras que ilustram esta matéria). Normalmente não sou muito fã de lições de moral, mas quando elas são bem dadas, e ensinadas de uma maneira que respeita a inteligência da criançada, duram uma vida inteira. Em “Os Três Ratos Cegos”, por exemplo, aprende-se que uma mentira às vezes pode te custar a vida, e que existem situações na nossa existência que precisam ser enfrentadas se queremos evoluir e amadurecer.



Pra quem não lembra ou não viveu a época, é a história de três ratinhos malandros que, para não terem de trabalhar, inventam que são cegos. Mas a farsa os coloca em uma situação beeeem difícil, e eu vou parar de contar já porque aqui neste blog não se dá Spoiler. Depois de trinta e tantos anos, rever “Os Três Ratos Cegos” (vou ver se acho o livro pra reler também) me faz pensar na importância de ensinarmos às crianças que certos comportamentos não são legais. Alguns políticos, principalmente, precisavam assistir de novo a esse clássico...
 O desenho foi feito em uma parceria de Walter Lantz (o criador do Pica-Pau) com o sensacional Tex Avery, e está no You Tube (link abaixo) com a linda dublagem original. A música-tema é inesquecível (e foi usada também na abertura do seriado "Os Três Patetas"https://www.youtube.com/watch?v=j6QuyV-WwrE)! Agradeço de coração a quem postou. 




FONTES
http://sekvenskonst.blogspot.com.br/2011/06/three-lazy-mice.html
http://www.kididdles.com/lyrics/t010.html
http://www.imdb.com/title/tt0153038/
https://www.bcdb.com/cartoon/5161-Three-Lazy-Mice

Nenhum comentário:

Postar um comentário