quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

PALHAÇO BOZO, O HERÓI, O HOMEM, A LENDA



O Bozo ficou famoso no Brasil somente na década de 1980, com seu programa de televisão que dava picos de audiência no SBT e chegava a derrotar a Rede Globo no IBOPE. Mas a verdade é que o personagem é bem mais antigo do que isso. Eu mesma não sabia da origem do palhaço que foi ícone da minha infância, e confesso que fiquei abestalhada ao ler (e assistir) o material que recolhi para fazer esta pesquisa. Tá sentado(a)?

Bozo The Clown (em português, O Palhaço Bozo) foi criado lá em 1946, por ninguém menos que o superhipermega empresário Alan Livingston (1917-2009), para ser astro de uma coleção de compactos de história com encartes ilustrados para crianças, iguais àqueles disquinhos coloridos que vinham com livros de contos de fadas no meu tempo de moleca. E sabem quem fazia a voz do Bozo nos disquinhos? O locutor Pinto Colvig (1892-1967), que foi dublador original do Pateta nos desenhos clássicos de Walt Disney. Colvig, aliás, interpretou o palhaço nariz de pipoca durante uma década inteira (entre 1946 e 1956).




Como Bozo foi parar na televisão? Foi graças ao sucesso de vendas dos discos com livros ilustrados. A gravadora de Alan Livingston, a Capitol Records, passou a ser apelidada de “Bozo Records”, e outros disquinhos de histórias que não tinham nada a ver com o palhaço passaram a trazer o selo de “Aprovado pelo Bozo” na capa, o que os ajudou a vender ainda mais.



Diante dessa situação surreal, a pioneira emissora KTTV, de Los Angeles, fechou um contrato com Livingston para lançar o programa semanal “Bozo’s Circus” (“O Circo do Bozo”) em 1949. No papel de Bozo, adivinha quem? Pinto Colvig, que mostrou grande desenvoltura também no palco.




As coisas mudaram em 1956, quando o ator e empresário Larry Harmon (1925-2008), um dos vários artistas contratados pela Capitol para fazer o papel do Bozo em “presenças VIP” e eventos promocionais em geral, desembolsou uma bela grana e comprou de Livingston os direitos do personagem. Nesse mesmo ano, Livingston deixou a Capitol por uns tempos. Inventor do slogan “Bozo, o palhaço mais famoso do mundo”, que passou a adotar desde então, o esperto e talentoso Harmon modificou o traje, a voz e até a icônica risada, tornando o personagem aquilo que conhecemos hoje. Àquela altura Bozo já era uma franquia que rendia lucros com todo tipo de produtos, inclusive HQ e revistas de colorir.




Não contente apenas com os palcos e a TV, Harmon fundou também seu próprio estúdio de animação e, em parceria com a distribuidora Jayark Films Corporation, produziu e vendeu uma série de desenhos animados inesquecíveis para canais televisivos, juntamente com os direitos para que cada emissora que comprasse os desenhos contratasse seu próprio artista para interpretar o Bozo em um programa de auditório ao vivo que incluía as animações. A primeira emissora a assinar o contrato foi a KTLA, também de Los Angeles, tendo no papel do famoso palhaço o ator Vance Colvig (1918-1991), filho do primeiro Bozo, Pinto Colvig. Isso mesmo, Bozo também é tradição de família!




Traduzindo: ao contrário de “I Love Lucy” (outro sucesso monstruoso da época), Bozo não era reprisado, ele era uma franquia. Funcionava assim: ao invés de adquirir os episódios prontos para serem exibidos, as emissoras compravam era o direito de produzir seu próprio remake do programa. Ou seja, nosso querido Bozo foi o pioneiro nesse negócio de franquia-remake, tão popular nos dias de hoje com atrações como o “Big Brother”, por exemplo. Seria um chavão dizer que Larry Harmon era um sujeito à frente da sua época, mas o cara era! O que eu vou fazer?

Em 1965, Larry Harmon comprou a parte de seus sócios e tornou-se o único dono dos direitos de licenciamento, por dois motivos. Primeiro porque, como cada canal franqueado utilizava seu próprio artista para interpretar o Bozo em seu remake, a voz e os maneirismos do palhaço ficavam diferentes demais de uma emissora para a outra, e isso não era convincente. Segundo, porque Harmon acreditava que um único programa, exibido nacionalmente, seria melhor em termos comerciais.




A partir de então, o programa passou a ser feito por uma única emissora, a WHDH-TV de Boston (que atualmente se chama WCVB-TV), e os episódios vendidos para todos os outros canais dos EUA. Porém, quando decidiu exportar o personagem, Harmon achou melhor que cada país produzisse o seu Programa do Bozo. A estréia internacional de Bozo aconteceu no México, em 1961, quando a emissora XEFB comprou os direitos de exibição dos desenhos do palhaço e contratou o artista José Marroquín para encarnar o Bozo mexicano. Como a experiência internacional deu certo, Harmon passou a fazer o mesmo com diversas emissoras dos quatro cantos do mundo.




Em 1979, o apresentador, empresário e Rei da Comunicação Silvio Santos, prestes a lançar seu próprio canal de televisão, o SBT, decidiu produzir um remake brasileiro do programa do Bozo. O próprio Larry Harmon veio para o Brasil para escolher e treinar os intérpretes do seu personagem, que, inicialmente, ficou nas mãos do ator Wandeko Pipoca, e foi vivido depois por outros artistas, como Arlindo Barreto, Décio Roberto e o mais famoso, o apresentador Luis Ricardo, que trabalha até hoje no SBT. Diz a lenda que no começo, o próprio Silvio quis fazer o papel do Bozo, mas Larry Harmon achou que ele não iria convencer por ter a voz mais famosa do Brasil, e o dissuadiu da ideia. Duvido que seja verdade, mas se for, Harmon tinha razão. 




          No Brasil, o programa do Bozo ficou no ar entre 1980 e 1991, com um sucesso que não foi brincadeira. Marcou toda uma geração (a minha geração, aliás), com seus quadros de humor e de competição, sua trilha sonora memorável que até hoje os marmanjos sabem de cor, e com os personagens famosos que lançou, como a eterna Vovó Mafalda, vivida por Valentino Guzzo, e o Professor Salci Fufu, feito por Pedro De Lara. Em um fenômeno parecido com o que aconteceu com a gravadora Capitol nos anos 50, o SBT passou a ser apelidado de Sistema Bozo de TelevisãoRecentemente, o SBT tentou fazer o palhaço voltar (https://www.youtube.com/watch?v=coC9lHs7D4M), mas não deu certo e o programa ficou pouco tempo no ar. Para quem quer relembrar ou conhecer mais sobre o personagem no Brasil, indico um documentário show de bola que está no You Tube. Foi feito como parte da comemoração dos 30 anos do SBT. Olha aqui:

 


          E não é só. Um filme inspirado no lado punk da saga do palhaço em terras brasileiras, chamado “Bingo, o Rei das Manhãs”, está previsto para estrear ainda este ano, com Vladimir Brichta no papel principal. Brichta é um ator que já provou que sabe fazer comédia e drama. Acredito que ele tenha sido uma escolha acertada. E, confesso, estou ansiosa para assistir. Confira o trailer do filme, comentado pelo Diva Depressãohttps://www.youtube.com/watch?v=lULtA7hSV4g

          Ao longo da sua carreira, Harmon chegou a treinar mais de 200 atores para interpretar Bozo, e o personagem foi, durante um tempo, utilizado pela rede de lanchonetes McDonald’s como garoto propaganda oficial. Mais tarde, o McDonald’s criou seu próprio palhaço-símbolo, o Ronald McDonald. Curiosamente, a primeira pessoa a se vestir de Ronald foi um ex-Bozo, Willard Scott.




          “Êh, limonada!” Ícone que é ícone não sai da memória do público, nem mesmo com a invenção de novas tecnologias, e o Bozo é exemplo disso; pra falar a verdade, ele não só sobreviveu à era da Internet como integrou-se a ela. No You Tube, por exemplo, ele tem um canal com seus desenhos dublados em português (https://www.youtube.com/channel/UCHef6iKIpwyy3awRWWRSI6A). No Facebook ele possui fã-clube brasileiro (https://www.facebook.com/bozo.historia/?fref=ts) e página oficial internacional (https://www.facebook.com/BozoOfficial/?fref=tse), e já foi utilizado em um monte de memes, como os que foram feitos na época das eleições norte-americanas, com o ex-presidente Barack Obama e o atual, Donald Trump, caracterizados como o palhaço.





          Memes brasileiros do Bozo também não faltam. Aliás, em matéria de criatividade e talento para a palhaçada, o nosso povo continua imbatível!





         Bozo recebeu o troféu de “Embaixador da Boa Vontade” da UNESCO pelo caráter educativo de seu programa, que já foi produzido em 240 países. Por onde passou, Bozo levou diversão, humor e sua mensagem: “Pra viver é melhor sempre rir!”



Playlist completa desta matéria no Canal Poltrona R do You Tube! Vai lá: https://www.youtube.com/playlist?list=PLyc88yygdNcBpYULcXdAKyZmFKT-FJ25Y


FONTES


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